SISU 2020: Inscrições, Datas e Provas, Resultado, Cronograma

0

O SISU 2020 tem se tonado cada vez mais conhecido entre os alunos médio que desejam ingressar na Universidade publica através do exame do ENEM, entenda como funciona a nota de corte e como ela pode ajudar para inscrição no SISU 2020 na instituições parceiras.

sisu 5421 576x400 - SISU 2020: Inscrições, Datas e Provas, Resultado, Cronograma
SISU 2020

Um dos mais conhecidos programa de educação do brasil através dele milhares de candidatos entraram na faculdade, saiba mais sobe as vagas oferecidas e o cronograma para cada etapa do programa.

Como funciona o SISU 2020

Para saber mais sobre o Sistema de Seleção unificada (SISU) que foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e depende do ENEM para que os alunos possam se inscrever nas vagas oferecidas.

Como sabemos a cada ano que passa atrai milhares de candidatos com interesse em entrar na faculdade publica e através do SISU 2020 foi simplificado a forma como é feito o vestibular.

As chances de conseguir uma boa vaga depende da nota de corte do ENEM do ano anterior, por isso é preciso estudar muito, quanto mais alta a nota mais as chances de ser classificado.

Pois cada candidato poderá escolher em até 2 opções de cursos mais apenas sera selecionado apenas em uma opção, pois funciona apenas em caso de não conseguir nota para ser aprovado na primeira opção então estará concorrendo automaticamente para a segunda opção de curso.

Os candidatos também pode m participar do SISUTEC que tem basicamente o mesmo sistema de seleção a diferença que o programa é voltado para cursos tecnécios.

Cronograma SISU 2020

Como a cada ano o numero de candidatos inscritos aumenta é preciso estudar muito para estar bem preparado, e saber as datas do cronograma SISU 2020 é fundamental para montar uma estrategia de estudo.

vagas abertas 600x316 - SISU 2020: Inscrições, Datas e Provas, Resultado, Cronograma

Serve também para que o aluno fique tranquilo sabendo exatamente quando acontecem cada fase do programa sabendo a data de inscrição até a divulgação do resultado oficial.

O calendário do SISU 2020 é uma importante ferramenta, confira as datas.

  • 22/01 a 25/01:
    Início das inscrições.
  • 28/01:
    Liberação da Lista de aprovados na chamada regular.
  • 28/01 a 04/02:
    Período de inscrições para a Lista de espera.
  • 30/01 a 04/02:
    Início de matrícula dos aprovados na chamada regular.
  • 07/02:
    Matrícula dos alunos aprovados pela Lista de espera.

Inscrições do SISU 2020

Logo após a divulgação da nota de corte do Enem, as inscrições do SISU 2020 serão abertas e deverão ser feita unicamente pelo site, basta acessar quando estas estiverem abertas fornecer as informações necessárias.

  • Acesse o site do SISU, http://sisu.mec.gov.br/;
  • inscrição 600x370 - SISU 2020: Inscrições, Datas e Provas, Resultado, Cronograma

  • Depois clique no botão “Fazer inscrição”;
  • Faça login no sistema para prosseguir, ou fornece os mesmos dados do seu cadastro do ENEM;
  • Digite os caracteres de segurança na imagem;
  • Confirme todos os seus dados cadastrais dos quais já foram trazidos do site do INEP;
  • Escolha 2 opções de cursos diferentes.
  • inscrição 2 600x315 - SISU 2020: Inscrições, Datas e Provas, Resultado, Cronograma

Pelo grande numero de pessoas que acessam o site pode ocorrer que o sistema se torne lento, é preciso tentar outra hora ou de madrugada quando o numero de busca para se inscrever no SISU 2020 é menor.

Nota de Corte

Alguns candidatos não compreendem como funciona a nota de corte SISU 2020, funciona da seguinte forma para algumas opções de cursos mais concorridos como medicina entre outros.

Recebendo numero maior de inscritos a nota é mais alta pela concorrência do numero de inscritos para o numero de vagas oferecido, os candidatos que obtiverem nota mais alta serão classificados para as vagas disponíveis.

Se a caso tiver empate será adotado outros meios de classificação como idade, entre outros ver informações no edital.

Para alguns cursos onde não atrai tantos candidatos a nota tende a ser mais baixa, vai depender também da instituição.

Resultado SISU 2020

Ja sabemos as datas de todas as fases através do calendário divulgado acima, basta que o candidato acesse o portal oficial fazendo login com o mesmos dados utilizados para inscrição.

Basta entrar no site http://sisu.mec.gov.br/ e conferir o resultado, se você estiver na lista de classificados poderá ir na instituição escolhida com os documentos necessários para efetuar a matricula.

Caso não compareça na data prevista para fazer a matricula a vaga será dada a outro candidato para segunda chamada.

Mesmo se não foi aprovado e ficou na lista de suplentes é possível se candidatar a vagas da segunda chamada, basta selecionar a opção e estará automaticamente concorrendo a vagas disponíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.